top of page

Michael Arbenz convida Ricardo Toscano

sinopse:

Um concerto inédito, um encontro entre dois grandes músicos de jazz.
Um prestigiado pianista, compositor e professor, nascido em Basel (Suiça)
e o saxofonista português Ricardo Toscano com 31 anos (Lisboa).

Biografias:

Michael Arbenz faz parte de uma família de músicos. Com o seu irmão Florian Arbenz (baterista) criam, ainda adolescentes, um trio de jazz.

Completou o curso de piano clássico e apresentou-se em vários concertos e festivais de música clássica com Pierre BoulezPaul SacherJürg Wyttenbach, o Ensemble Contrechamps, Hans Zender, entre outros.

Entre 1995 e o início dos anos 2000, integra em parceria com o irmão Florian, o New Jazz Trio, projeto que dá origem à gravação de dois álbuns. Glenn Ferris e Marc Johnson são alguns dos prestigiados nomes que integraram o seu trio New Delegation (Intuition 2001).

Noutros projetos musicais Michael reuniu músicos de renome internacional como Greg OsbyWolfgang PuschnigMuneer B. FennellKent CarterMatthieu Michel, Dave Liebman,...

Desde 2007 que toca com regularidade com o VEIN Trio com Thomas Lähns e Florian Arbenz, com o qual editou 13 CD`s.

Arbenz é professor de piano na Universidade de Ciências Aplicadas de Lucerna - Suiça.

Riding for a fallMichael Arbenz
00:00 / 07:47

Ricardo Toscano, músico com uma forte personalidade e invulgar talento, desde muito cedo se afirmou no panorama jazzístico nacional.

Em 2011, com apenas 18 anos ganhou o prestigiado “Prémio Jovens Músicos”.

Em 2018 editou o seu 1º trabalho discográfico “Ricardo Toscano 4tet”, com um grupo que formou em 2013 e que integra João Pedro Coelho no piano, Romeu Tristão no contrabaixo e João Lopes Pereira na bateria, álbum aclamado pela crítica da especialidade.

Apresentou-se em alguns dos mais importantes festivais e salas de espetáculos nacionais e rápidamente foi notado pela comunidade jazzística internacional, facto que resultou em digressões internacionais com nomes de relevo como o baterista Ali Jackson (Wynton Marsalis, Joshua Redman) e o contrabaixista Géraud Portal (Ari Hoenig, Gary Bartz).

 

No seu estilo podemos notar uma influência e herança afro-americana dos grandes mestres do saxofone alto, a expressividade de Johnny Hodges, a genialidade de Charlie Parker e o destemido som de Jackie McLean.

 

Em 2022 edita o seu 2º disco “Chasing Contradictions” galardoado pelos “Prémios Play” como melhor álbum do ano.

Ricardo Toscano Trio
00:00 / 05:36
bottom of page