E L A S e o J A Z Z

 

Joana Machado

Marta Hugon

Mariana Norton

 

“Some of my best friends are singers” é o título de um disco gravado pelo trio do contrabaixista Ray Brown, mas podia bem ser o ponto de partida para esta história - três cantoras, amigas e cúmplices, juntas em palco para partilhar o amor pelo jazz e pelas canções que fizeram a sua história. O desafio já vinha de longe, Joana Machado, Marta Hugon e Mariana Norton cruzaram-se na escola do Hot Clube de Portugal, primeiro como alunas e depois como professoras. Desenvolveram projetos distintos e sólidos, colaborando por vezes, e cada uma compondo ou escrevendo o seu próprio repertório.

 

Um dia em convívio revisitaram alguns dos seus standards preferidos e as suas possibilidades infinitas e surgiu a vontade de voltar a casa. A casa dos músicos de jazz que é feita de compositores de referência como Cole Porter, Irving Berlin, George Gershwin, Richard Rogers, Jerome Kern ou Harold Arlen.

 

Acompanhadas por um trio de luxo, com João Pedro Coelho no piano, Romeu Tristão no contrabaixo e André Sousa Machado na bateria, E L A S recriam o universo sempre contemporâneo dos musicais da Broadway e dos clubes de jazz de NY, num espetáculo que, mais do que uma visita aos clássicos, é uma narrativa musical contada a três vozes, distintas, mas sempre feitas de emoção.