LRK trio (UR)  J.D.Walter (US)

Pela dificuldade de memorizar os nomes destes três músicos russos, o pianista Evengy Lebedev, o baixista Anton Revnyuk e o baterista Ignat Kravtsov decidiram dar nome ao trio usando apenas as iniciais dos seus apelidos, LRK .

Este trio com residencia em Moscovo edita o seu 1º álbum “Open Strings” (Butman Music Records) em 2015. O 2º album “If You Have a Dream”, lançado na “Butman Music Records” para o mercado russo e pela “Norway's Losen Records” para distribuição mundial, ganhou menção honrosa da “Jazz da Russian Music Critics Union”, e foi apresentado na “Europa Jazz Media Chart”. Premiado no concurso “Made in New York Jazz Competition” com um juri constituido pelo baterista Lenny White, o guitarrista Mike Stern e o trompetista Randy Brecker, galardão que abriu portas para uma tournée internacional: Bélgica, Holanda, Polónia, Letónia, Estónia, Suíça e Japão, além de vários concertos em toda a Rússia.

O pianista Evgeny Lebedev nasceu em Moscovo em 1984, desde muito novo que começou a tocar música folclórica no seu 1º instrumento, o acordeão, apresentando-se em inúmeros festivais e vencendo alguns concursos. Iniciou os seus estudos no piano aos 15 anos e foi o jazz que decidiu o seu caminho. Graduado pela Academia Russa de Música em Moscovo e pela Berklee College of Music em Boston, Lebedev ganhou várias competições internacionais como intérprete de jazz, destacando-se pelo seu talento como compositor.

O baixista Anton Revnyuk, nascido em 1975 é o mais experiente dos três. Estudou em Moscovo com o lendário baixista e professor Anatoly Sobolev. No final dos anos 90 mudou-se para Nova York onde partilhou projetos com nomes como Chico Freeman e Cyro Baptista como parte da banda liderada pelo saxofonista Anatole Gerasimov, um expatriado russo que pertenceu á Duke Ellington Orchestra. Realizou inúmeros concertos no Canadá com a banda de jazz russa liderada pelo grande pianista Igor Bril e como baixista da seção rítmica mais requisitada da Rússia liderada pelo pianista Yakov Okun, Revnyuk tocou com grandes nomes do jazz como Donny McCaslin, Alex Sipiagin, Craig Handy, Johnny Griffin entre muitos outros.

O baterista Ignat Kravtsov (nascido em 1986) estudou música em Yekaterinburg, na Rússia, e já era um experiente músico de jazz e rock quando se mudou para Moscovo em 2013. O trabalho com o LRK Trio permitiu que ele se mostrasse um baterista moderno e versátil, capaz de interpretar ideias empolgantes, criativas e complexas dos seus parceiros. Ignat também toca com “Therr Maitz”, uma das bandas de rock indie mais populares da Rússia, e co-lidera “Amber Sept” projeto de rock/fusão com música original em parceria com a pianista Yulia Perminova.

Página Principal  Edicões anteriores  *  O Festival   *  Edição 2019

                                                            Home                         History             The Festival     2019 Edition